terça-feira, 5 de junho de 2018

20 anos a serviço da pessoa com deficiência

A Revista Gente Ciente está em festa. Em 2018 a publicação comemora nada menos que 20 anos de muito trabalho de informação e luta pela inclusão das pessoas com deficiência em todo o Brasil. Desde a primeira edição, em 1998, até hoje, lá se vão 236 edições ininterruptas, graças ao profissionalismo de sua equipe e do apoio dos parceiros comerciais, que desde sempre acreditaram que o trabalho de inclusão social também pode ser feito através da informação.

Para comemorar trazemos abaixo um pequeno relato da trajetória do Gente Ciente nestes 20 anos, trabalho que levou a publicação a ser uma referência na região de Campinas e uma das mais importantes no setor em todo o Brasil.

Em 1998 José Luiz Gennari (Zelão) funda o Jornal Gente Ciente, um tabloide oito páginas, com o objetivo de levar informações sobre os direitos das pessoas com deficiência para a população de Campinas. Neste começo a publicação teve a Microcamp, escola de informática de Campinas, como o seu mais importante parceiro, que acreditou no trabalho e bancou a impressão durante alguns anos.
Em pouco tempo o jornal ganhou reconhecimento na cidade. Conselhos e instituições faziam questão de receber os exemplares, que sempre foram gratuitos, seguindo uma das determinações do seu fundador. Em pouco tempo o periódico começou também a ser entregue via Correios, gratuitamente para milhares de pessoas, não somente em Campinas, mas para todo o Brasil.

No ano de 1999, com a morte do fundador, em razão de problemas de saúde (leia matéria especial nesta edição), o jornal passou a ser comandado pelos seus atuais diretores, José Roberto Guimarães, cunhado do fundador, e João Lage, editor desde a primeira edição do Gente Ciente. O último desejo de Zelão era que o jornal não morresse jamais.
Foram quase dez anos de muito trabalho desde então, sempre contando com informação de qualidade e a parceria comercial de grandes empresas do setor automotivo de Campinas e região. Em 2010 o jornal cresceu, passou a ter mais páginas e virou a atual Revista Gente Ciente, publicação com maior qualidade gráfica e maior quantidade editorial. O respeito e reconhecimento do público-alvo só tem aumentado desde então.

Neste período a Revista Gente Ciente já funcionava em sua sede própria, no bairro Taquaral, em Campinas. Foi também formalizada uma parceria com a empresa JR Isenções, especializada nos processos de isenção de impostos na compra de automóveis por pessoas com deficiência. Parceria esta que dura até hoje, fortalecendo os vínculos comerciais e o trabalho pela inclusão social através da informação.

Em 20 anos tornou-se uma grande publicação, reconhecida pelo leitor e pelo Poder Público. Hoje a maioria das secretarias municipais, conselhos, câmaras e prefeituras recebem a revista todos os meses, funcionando como meio de consulta sobre a legislação e novidades para o setor.

Uma das parcerias mais importantes que o Gente Ciente firmou até hoje é com a Grupo Cipa e o Grupo Fiera Milano, responsáveis pela realização da Reatech, a maior feira latino-americana de produtos e serviços para pessoas com deficiência. A revista tornou-se ainda uma das mídias oficiais do evento, presente desde a primeira edição, em 2002. “Temos o maior orgulho desta parceria e também por sermos uma das poucas empresas que participaram da Reatech em todas as suas edições”, lembra José Roberto Guimarães, diretor do Gente Ciente.


Nenhum comentário: