terça-feira, 23 de junho de 2015

Centro de Referência inaugura nova sede em Campinas

A Prefeitura de Campinas inaugurou na no dia 29 de abril, a nova sede do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), que passa a funcionar no mesmo prédio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, no 1º andar, na Avenida Anchieta, 343, quase ao lado do Paço Municipal. A Secretaria já está no imóvel desde o começo deste ano.

O novo espaço assegura a acessibilidade arquitetônica para os usuários do serviço com rampas de acesso e elevadores, e garante mais conforto no atendimento, porque há salas de espera e de consulta. Existe ainda, no local, um computador adaptado e um leitor de livros para deficientes visuais. Este equipamento faz a “tradução” da página do livro como se fosse uma leitura em voz alta. “O aparelho vai proporcionar a realização do sonho dos deficientes visuais que querem ler, mas que não podiam ter esta oportunidade”, destacou a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emanuelle Alckmin.

Na cerimônia de inauguração, foi apresentado aos convidados este equipamento de leitura para deficientes visuais.

“A inauguração deste espaço é, para mim hoje, uma emoção efetiva. Trata-se de um momento histórico para a cidade de Campinas, porque, há dois anos, criamos a secretaria do zero e hoje está estruturada e com funcionários qualificados para atendimentos”, completou Emanuelle.

O principal objetivo do CRPD é orientar pessoas com deficiência e os familiares a buscarem o serviço mais adequado para cada caso, de acordo com a necessidade. O centro atende a qualquer tipo de deficiência. O CRPD conta ainda com o serviço de uma assistente social e uma psicóloga que, além de atender no local, fazem buscas ativas por meio de visitas domiciliares.

Para o prefeito Jonas Donizette, a entrega da nova sede tem um simbolismo especial. “O prédio é todo adaptado, está localizado bem pertinho da Prefeitura e corresponde para atender às necessidades do público ao qual o centro é dirigido”, definiu o prefeito. “O poder público não existe pelo seu fim próprio, mas para interagir com a cidade e com a sociedade”, disse Jonas.

O simbolismo, de acordo com o prefeito, é muito importante, porque hoje crianças com deficiência “poderão se inspirar, já que no poder público de Campinas existe uma secretária também com deficiência e que alcançou tantas coisas importantes para o município”.

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Anchieta, 343, no Centro.

Nenhum comentário: